quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Perfil do estudante digital


Marc Prensky (2001) escolheu o termo nativos digitais para classificar aqueles que utilizam a informação de um modo completamente diferente do utilizado até agora:

What should we call these “new” students of today? Some refer to them as the N-[for Net]-gen or D-[for digital]-gen. But the most useful designation I have found for them is Digital Natives. Our students today are all “native speakers” of the digital language of computers, video games and the Internet (p. 1).

O estudante digital usufrui de todas as possibilidades das novas tecnologias, desta nova linguagem, como lhe chama Prensky (2001). Aproveita as facilidades do uso que a Internet permite no dia-a-dia, partilhar informação, jogar,...

Os estudantes digitais são estudantes visuais rejeitam o papel. Preferem aprender fazendo.

Conseguem realizar multiplas tarefas em simultâneo na Internet e ainda falarem ao telefone.

E como estão os nossos alunos? Nasceram na era digital, mas ainda não utilizam as novas tecnologias como forma de construção de conhecimento. É neste aspecto que a Biblioteca Escolar, em colaboração com todos os professores, poderá ajudar a minimizar as diferenças, desenvolvendo capacidades e competências. Nem todos os alunos têm acesso às novas tecnologias, é papel da escola ensinar a utilizá-las, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico para os alunos serem cidadãos activos e participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário