quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Influência dos media digitais


Nos dias de hoje, tudo parece mudar muito rapidamente. Isto cria uma incerteza que caracteriza a sociedade actual, exige que pais e professores sejam capazes de prepararem as crianças e os jovens para serem participantes activos, críticos, criativos e investigadores numa aprendizagem ao longo da vida. Não serão apenas consumidores da informação, mas também produtores/ inovadores. Assim, no séc. XXI espera-se uma escola aberta à comunidade com alunos produtores de conhecimento e até de media, elementos activos na aprendizagem. Os professores deverão trabalhar em colaboração com outros elementos de educação e as bibliotecas escolares que têm agora uma nova missão com vista aos resultados/ sucesso educativo dos alunos.

Depois de lembrar que em 1980 Seymour Papert escreveu que a educação seria uma actividade individual, em que o computador substituiria a escola, Buckingham (2006) continua afirmando que esta antevisão não aconteceu porque: «for better or worse, the school as an institution is still very much with us, and most of the teaching and learning that happens there has remained completely untouched by the influence of technology. In fact, there is little evidence that investment in technology will in itself necessarily result in new or creative forms of learning, or even in improvements in test results. Most teachers remain sceptical about the educational benefits of computer technology: they are often keen to use ICT for routine administration and management, and for preparing teaching materials, but research suggests that very few are fully integrating it into their teaching» (p.1).

Buckingham (2006) continua afirmando que é comummente aceite na classe política que numa sociedade da informação «the technologising of schools is seen as an indispensable means of producing a skilled workforce and of competing in global markets» (p.1). Os governos investindo na aquisição de computadores estão também a alimentar uma indústria e a colocar desafios aos professores. Uma educação mediática não fica por utilizar as tecnologias para ensinar uma disciplina, mas também o saber utilizá-la e a produzir novos documentos. O autor sugere que:
«Firstly, I want to argue that the use of technology in schools is actually quite out-of-step with young people’s use of technology outside schools. Increasing numbers of young people find the use of technology in schools limited, boring and irrelevant – particularly as compared with the ways in which they can use technology in their leisure time. Bridging this gap – this new ‘digital divide’ – between home and school will require a new, and less superficial, attention to young people’s digital cultures.
Secondly, I want to argue that media educators need to challenge the merely instrumental use of technology – the idea that technology is merely a neutral tool for delivering ‘information’. On the contrary, we need to define and promote new forms of ‘digital literacy’, extending and perhaps rethinking our familiar critical approaches in relation to new media such as computer games and the internet. However – thirdly – I will also argue that digital literacy is not simply about critically reading new media: it is also about writing in new media. Indeed, I think that some of the most positive and exciting possibilities of these technologies are to do with the ways in which young people can use them to produce and distribute their own media. Ultimately, I do not believe that the computer will ‘blow up’ the school; but I do believe it might contribute to a broader rethinking or re-imagining of what schooling might be about» (Buckingham, 2006, p. 2).
Buckingham (2006) refere que os jovens ainda não utilizam as novas tecnologias para a inovação e a criatividade, «but by relatively mundane forms of communication and information retrieval» (p. 3). Assim sendo os professores têm este desafio: «If we want to use the internet or other digital media to teach, we need to equip students to understand and to critique these media: we cannot use them in a merely functional or instrumental way» (p.4).
A educação mediática implica uma leitura crítica dos media digitais. Começando pela base, inicialmente as crianças aprenderão a localizar e a seleccionar a informação, utilizando de forma eficiente motores de busca, hiperligações, etc. Os alunos também devem conhecer as formas de utilizar a Internet com segurança. Em seguida, deverão ser capazes, para além de imprimir, de avaliar e utilizar a informação com espírito crítico para a transformarem em conhecimento. «This means asking questions about the sources of that information, the interests of its producers, and the ways in which it represents the world; and understanding how these technological developments are related to broader social and economic changes» (Buckingham, 2006, p.4).
Buckingham (2006) conclui dizendo que o seu ponto de vista é muito mais amplo do que uma simples defesa da Educação Mediática. A convergência crescente entre os media obriga a trabalhar as capacidades e competências – as múltiplas literacias – indispensáveis nas várias formas de comunicação actuais. Não pretende sugerir que a literacia verbal já não seja relevante, ou que os livros devam pôr-se de lado. Contudo, pretende dizer que os currículos não se podem limitar a uma concepção estreita de literacia, definida unicamente em função da palavra impressa. A tecnologia por si só não irá transformar a educação. Mas os media desempenham um papel importante na vida dos jovens fora da escola e trazer os media para a escola implica mais do que «superficial attempts to combine education and entertainment, or merely instrumental use of technology as a kind of ‘teaching aid’» (Buckingham, 2006, p. 6). Num ambiente cada vez mais dominado pela proliferação de media electrónicos e pela cultura de consumo, temos de definir urgentemente para a escola, como instituição-chave da esfera pública, um papel mais pró-activo. A escola deve oferecer uma plataforma para a comunicação aberta e para o debate crítico. Deve, igualmente, ter uma participação na democratização do acesso à tecnologia, compensando as desigualdades que subsistem actualmente na sociedade – apesar de ser necessário reconhecer-se que o acesso não é simplesmente uma questão de tecnologia, mas também das competências que estão envolvidas na sua utilização. Buckingham (2006) também acredita, que a escola pode e deve desempenhar um papel muito mais activo na promoção de perspectivas críticas sobre a tecnologia e de oportunidades criativas para a utilizar. Concluindo, «this means that we need to stop thinking merely in terms of technology, and start thinking afresh about learning, communication and culture» (Buckingham, 2006, p. 6).
Contudo, os media não trazem apenas oportunidades, há também riscos:
«(…) globalization of media brings opportunities to broaden children’s outlooks and provide more equal access to information, but it also threatens cultural identification and values. Technological advances bring the promise of new skills and greater youth participation in society, but also increase the risk of child exploitation and informational divides. There is an urgent need for societies to both protect youth and empower them to shape their own media environments, as spelled out by the United Nations Convention on the Rights of the Child and increasingly by media experts and educators around the globe.
(…) all point to the need for more effective use of the vast positive potential of mass media and new technologies to advocate for, and enrich the lives of, children and young people worldwide» (Gigli, 2004, p. 3)

Buckingham, David. (2006). Media education in the age of digital technology. Acedido a 27 de Janeiro de 2010 em http://www.signis.net/IMG/pdf/Buckingham_gb.pdf ou fazendo o download em http://www.signis.net/article.php3?id_article=764

Sem comentários:

Enviar um comentário