quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Identidade social na adolescência

A construção da identidade durante a adolescência é um processo particulamente importante. Os jovens do séc. XX enfrentam novos desafios. A Internet fornece ferramentas que permitem este desenvolvimento em diálogo com outros jovens que passam pelas mesmas dificuldades ou formas de afirmação. Os blogues constituem uma forma de diário onde os jovens relatam experiências sobre si próprios (sob anónimato, por vezes). São essencialmente os seus gostos e interesses que depois os outros comentam.


Num estudo realizado em Portugal, verificou-se que os jovens, inicialmente, utilizavam a Internet mais para diversão. Poucos construiam páginas Web. Com o aparecimento dos sites sociais aumentou a partilha de mensagens entre os jovens, criam novas amizades, vivem no mundo digital.


Huffaker (ver textos de apoio) estudou a construção da identidade em rapazes e raparigas e o uso de uma nova linguagem: netspeak, Internet slang ou internetês.


'9dades pipol?'
Como ficam os professores? É uma revolução na linguagem.
Como não se viam as pessoas frente a frente surgiram os acrónimos e os emoticons.
Neste mundo vitual também há personagens virtuais, os avatars. Cidadãos globais?
Para se estudar a construção da identidade dos jovens, «implica definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direcções que deseja seguir pela vida» Schoen-Ferreira, ver textos de apoio). Não construção do perfil os jovens podem ocultar os seus dados reais.
Pais e educadores têm que ter conversas muito importantes com os jovens sobre os perigos da Internet.


Miúdos Seguros Na. Net

Internet: 10 conselhos

Crianças pequenas e Internet
Três Riscos de Segurança na Partilha de Computadores
Segurança na Internet: recursos a utilizar
Os jovens e a Internet - Alerta para pais e educadores

Vídeo sobre os perigos da Internet

Projecto DADUS

Segura NET

Internet Segura.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário